Como iluminar um ambiente?
- Amanda Favaro
- 6 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

A iluminação deve ser algo pensado desde o projeto inicial da casa. Os ambientes devem ser organizados de forma que recebam, ao longo do dia, a luz necessária para cada tipo de atividade.
Uma vez que não há luz solar em todos os ambientes ao mesmo tempo, é necessário lançar mão da luz artificial.
Vamos partir do principio de que o projeto já esteja pronto e temos que iluminar os ambientes internos.
Assim como a luz natural, cada espaço deve receber um tipo de luz diferente, dependendo da atividade a ser exercida nele.
Locais de trabalho, escritórios, cozinha e, até mesmo, os banheiros devem receber luz branca ou luz amarela fria. Já nos ambientes mais acolhedores, como sala de estar, quartos ou varandas o ideal é a luz amarela ou branca quente.
Troque as lâmpadas que estiverem como cores invertidas e conte para gente qual foi sua sensação!
Além das cores das luzes, existem , também, os tipos de iluminação: direta, indireta ou difusa. Depois de definí-los, podemos escolher os lustres que serão utilizados em cada lugar.
Iluminação direta:
É utilizada em ambientes de trabalho, estudo, leitura e até mesmo em salas de jantar ou ambientes de refeições. Trata-se de uma luz focada que pode ser trabalhada com spots, abajures e pendentes.



Iluminação indireta:
As luzes indiretas devem ser usadas em ambientes mais aconchegantes como quartos, salas de TV e salas de estar. São mais suaves e não incidem diretamente, podendo estar embutidas em algum detalhe de gesso, no teto ou em detalhes do piso, spots bem direcionados ou arandelas.



Iluminação difusa:
Este tipo de iluminação distribui a luz de forma uniforme e pode ser usado em salas, banheiros e até garagens. Lustres com vidros leitosos e tecidos são indicados para esse tipo de iluminação. Ambientes com acabamentos brilhantes, como porcelanatos de alto brilho ou pedras polidas recebem muito bem esse tipo de luz.


Avalie seus ambientes, as cores de lâmpadas e os lustres! Faça as modificações necessárias e divida com a gente esta experiência!
Boa sorte!
Comments